Marcelo Oliveira –Assessor Chefe de Comunicação da ABPA
marcelo.oliveira@abpa-br.org
(11) 3095-3120
 

 

  • 28 | 08 | 2013

    UBABEF entrega estudo a Michel Temer na abertura do SIAV

    Salão Internacional da Avicultura é aberto com foco na competitividade do setor

    UBABEF entregou estudo ao vice-presidente da República, Michel Temer

    São Paulo, 27 de agosto de 2013 – O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Francisco Turra, entregou hoje ao vice-presidente da República, Michel Temer, na abertura do Salão Internacional da Avicultura (SIAV), a síntese de um estudo que mostra a perda de competitividade da indústria avícola brasileira, além de proposições do setor.

    Em seu discurso, Turra destacou a posição do Brasil como terceiro maior produtor e principal exportador mundial de carne de frango. Mas alertou para a perda de participação no mercado internacional, devido aos altos custos industriais. “No caso da mão de obra, esse aumento de custos foi de 166% de 2006 até hoje. Nos Estados Unidos e na Tailândia, dois de nossos principais concorrentes, ficou abaixo de 20%”, citou.

    Já o vice-presidente Michel Temer elogiou o setor avícola, citando os efeitos positivos no campo externo, com a posição de destaque nas exportações de frango, favorecendo a imagem do país, e no campo interno, neste caso ligado diretamente ao social. “O consumo de frango é um símbolo da ascensão de camadas mais pobres para a classe média”, frisou.  E concluiu, após mencionar sua formação em Direito: “quero ser o advogado do setor avícola no governo federal”.

    Também participaram da mesa de abertura os governadores Geraldo Alckmin, de São Paulo; Marconi Perillo,de Goiás; e Eduardo Campos, de Pernambuco; o vice-governador do Rio Grande do Sul, Jorge Alberto Duarte Grill; o ministro da Agricultura, Antonio Andrade; a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Katia Abreu (PSD-RO); o presidente da Fiesp, Paulo Skaf; o presidente da Associação Latino-Americana de Avicultura, Roberto Domenech; o deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP-RS), representando a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA); e os presidentes do Conselho Diretor, Antonio Augusto de Toni, e do Conselho Consultivo da UBABEF, José Carlos Zanchetta. Também estavam presentes na cerimônia  um senador e 217deputados federais.

    O SIAV, promovido pela UBABEF, será realizado até quinta-feira, no Anhembi Parque, em São Paulo, e representa o maior evento do setor avícola nacional. Inclui o 23º Congresso Brasileiro de Avicultura e uma feira com representantes de toda a cadeia produtiva. O SIAV tem como tema “Valor agregado: novos caminhos para a inovação avícola”.

    O estudo

    O estudo cujo resumo foi entregue hoje ao vice-presidente da República, elaborado pela UBABEF em parceria com a consultoria Agro.Icone, aponta que o Brasil poderia ter obtido receitas adicionais de US$ 1,650 bilhão e gerado cerca de 94 mil empregos diretos e indiretos, nos últimos quatro anos, não fosse a perda de competitividade das exportações de carne de frango. Prevê também que, se o quadro permanecer até 2020, deixarão de ser gerados em torno de 103 mil empregos diretos e indiretos na cadeia avícola.

    De acordo com o levantamento, realizado junto a empresas que representam cerca de 70% da produção avícola nacional, o principal gargalo da competitividade da indústria avícola nacional está nos altos custos industriais. E onde os mais relevantes são os custos de mão de obra, de embalagem e de investimentos.

    Homenagens

    Durante a solenidade de abertura do evento também foi entregue o Prêmio UBABEF de Pesquisa Avícola Aplicável, para Airon Magno Aires, autor do trabalho “Estudo de Viabilidade Econômica para Sustentabilidade Energética e Ambiental de Plantas de Biogás: Desenvolvimento Tecnológico”. A premiação foi entregue pela secretária de Agricultura do Estado de São Paulo, Monika Bergamaschi.

    A cada Congresso Brasileiro, a UBABEF homenageia com o Troféu Mérito Lauriston Von Schimidt três personalidades que se destacaram por relevantes serviços prestados à causa do setor nos campos técnico, empresarial e político. Nesta edição a entidade agraciou o presidente da Associação Paulista de Avicultura (APA), Érico Pozzer, que recebeu a premiação do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura e presidente da Comissão Regional da OIE das Américas, Guilherme Marques, que recebeu o troféu das mãos do ministro da Agricultura, Antonio Andrade; e o deputado federal Luis Carlos Heinze, que recebeu a premiação do vice-governador do Rio Grande do Sul, Jorge Alberto Duarte Grill.

    Na oportunidade o consultor Osler Desouzart recebeu uma homenagem especial da UBABEF por sua vasta experiência e conhecimento e pelo trabalho que desempenhou em favor das exportações do setor carnes.

    O evento

    O 23° Congresso Brasileiro de Avicultura contará com mais de 60 palestrantes, entre presidentes e diretores de empresas, especialistas técnico-científicos nacionais e internacionais e líderes empresariais.  Na pauta das palestras estarão temas que desafiam o dia a dia dos técnicos e dos empresários do setor, e estratégias para ampliar a capacidade competitiva da cadeia produtiva.Hoje, no primeiro dia, foi realizado um painel sobre Sanidade, com a participação de Miguel Angel Marquez, professor da Universidade Nacional Autônoma do México, e de Iara Trevisol, do CNPSA/Embrapa-SC).

    O primeiro dia do SIAV também contou, na programação do Projeto Produtor, com palestras de Helen Ferreira, da Rivelli Alimentos, sobre “Desafios ao manejo de frango de corte”, e Andrey Gava Citadin, da Plasson-ANFEAS-SC, sobre “Equipamentos para granjas avícolas”. O Projeto Produtor reunirá cerca de mil produtores integrados das agroindústrias associadas. A proposta é divulgar, por meio de palestras, as diretrizes das boas práticas de produção nas granjas. Serão abordadas questões como mercado e perspectivas, crédito rural, legislação e manejo sustentável.

    Também foi realizado o “Seminário Ovosite sobre Produção e Mercado de Ovos”, tendo como debatedores Antonio Carlos Paraguaçu, da HyLine International, dos EUA (“Atualidades da produção mundial de ovos”); Sergio Rami, consultor (“Agregação de valor na produção de ovos”); Thomé Luiz Freire Guth, analista de Mercado da CONAB (“Perspectivas da produção de grãos”); Eduardo Mello Mazzoleni, da DENACOOP, Ministério da Agricultura (“Integração contratual: uma estratégia de acesso ao mercado internacional”); Leandro Pinto, da Granja Mantiqueira (“Desafios da comercialização de ovos no Brasil”); e Rogerio Belzer, presidente do Instituto Ovos Brasil (“O ovo no autosserviço: como atrair cada vez mais o consumidor”).

    A programação do primeiro dia do SIAV foi encerrada com o Fórum Varejo, tendo como tema “O supermercado do futuro”. O palestrante foi Jürgen Klaric, CEO da Master Coach Innovation, dos EUA. Conhecido como um dos oradores profissionais mais destacados em sua área de atuação, Klaric é autoridade mundial em neuroinovação. Seu trabalho tem o objetivo de compreender características da mente humana que possam ser aplicadas na venda de produtos e nos mercados de consumo.

    A feira

    Ao todo, mais de 100 empresas expositoras das áreas de equipamentos, laboratórios, rações, logística, material genético, agroindústrias produtoras e exportadoras, certificadoras, entre vários outros fornecedores das áreas de corte e postura, estarão presentes na maior exposição comercial do setor. Além dos avicultores, esse grande espaço de negócios contará também com expositores internacionais da Bélgica, França, Itália, Argentina, entre outros. Estarão presentes também empresários, diretores, gerentes de compras, técnicos de campo e dos frigoríficos, outros membros da cadeia produtiva e lideranças nacionais e internacionais.

    Outros destaques

    Paralelamente serão apresentadas iniciativas pioneiras, como os Projetos Comprador e Imagem, realizados com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), com a proposta de apresentar para jornalistas, representantes de associações de consumidores e potenciais compradores estrangeiros a qualidade, sanidade e sustentabilidade da avicultura brasileira. Já estão confirmadas as presenças de representantes de mais de 35 países de mercados consagrados como grandes importadores de produtos avícolas do Brasil, como Emirados Árabes, Holanda e Hong Kong, e potenciais importadores, como Indonésia e Nigéria, todos visitarão o SIAV em busca de novas oportunidades de negócios e de intercâmbio de informações.

  • Apoiadores:

  • Patrocinadores:

  • Media Partners:

Contato

siavs@abpa-br.org
+55 (11) 3095-3120

Realização

SIAVS - Escritório-sede da ABPA
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1912 - 20° andar.
Conj. 20 L. CEP: 01452 - 001
São Paulo - SP - Brasil
Fone / Fax: +55 11 3095-3120