Marcelo Oliveira –Assessor Chefe de Comunicação da ABPA
marcelo.oliveira@abpa-br.org
(11) 3095-3120
 

 

  • 04 | 08 | 2013

    2° Seminário Internacional de Sustentabilidade

    Coordenado pelo presidente da TCA International (São Paulo/ SP), José Luiz Tejon, o evento apresentará informações sobre este novo e importante negócio: a sustentabilidade

    A revista feed&food promoverá nos dias 28 e 29 de agosto o II Seminário Internacional de Sustentabilidade sobre a temática: “Os desafios da liderança na cadeia de proteína animal”. O evento ocorrerá dentro do Salão Internacional da Avicultura (SIAV) e do 23° Congresso Brasileiro de Avicultura, um projeto em parceria com a União Brasileira de Avicultura (Ubabef, São Paulo/SP), eventos que ocorrerão no Anhembi Parque, São Paulo (SP).

    O 2° Seminário Internacional de Sustentabilidade traz uma novidade em sua programação: o Troféu Curuca de Sustentabilidade, que premiará as empresas que se destacaram com ações de sustentabilidade durante 2012.

     Confira a programação:

    - 28 de agosto

    A partir das 13h30, os visitantes terão a oportunidade de conhecer o “Marketing e Sustentabilidade no Agronegócio – a situação do mercado e da mídia impressa”, ministrado pelo presidente da TCA International, José Luiz Tejon. Em seguida, o tema discutido será a “Sustentabilidade como Diferencial Competitivo”, na visão do gerente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Bunge (São Paulo/SP), Michel Henrique R. Santos. Para o encerramento dos trabalhos, será realizada a entrega do Troféu Curuca de Sustentabilidade, oferecidos por Tejon e pelo diretor e editor da revista feed&food, Osvaldo Penha Ciasulli.

    - 29 de agosto:

    A programação tem a abertura do coordenador, José Luiz Tejon, que passa a palavra ao assessor da Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA, Brasília/DF) e consultor da Patense (Itaúna/MG), José Eduardo B. Malheiro, que trabalhará “A Evolução da Indústria de Reciclagem Animal”. Para contemplar outra vertente do assunto, a “Reciclagem animal como solução para os resíduos” será discorrida pelo consultor Técnico da ABRA, Lucas Cypriano. Dando encerramento aos trabalhos, teremos um debate e uma mesa redonda, espaço para informações, opiniões e comentários do público sobre a temática “Indústria de Reciclagem Animal”.

    Troféu Curuca de Sustentabilidade. Diante das iniciativas das empresas de adotar medidas benéficas ao nosso planeta, o diretor e editor da revista feed&food, Osvaldo Penha Ciasulli, fará a entrega do Troféu Curuca de Sustentabilidade – “O Oscar da sustentabilidade no agronegócio”, afirma Ciasulli.

    Na cultura Tupi-guarani os personagens Caapora e Curupira são os defensores do meio ambiente – fauna e flora e, segundo Ciassuli, “símbolos do nosso negócio, Curuca”.

    O objetivo da criação do troféu é premiar empresas que têm como principal finalidade elaborar iniciativas de sustentabilidade e executá-las para o bem da sociedade.

    Sobre essa premiação que reconhece os projetos sustentáveis das empresas, Ciasulli declara que “não existe ainda uma certificação para sustentabilidade, existem ações. Quando a empresa receber o Troféu Curuca, ela está ganhando um reconhecimento pelo que ela fez”.

    Na listagem para a premiação estão 11 empresas que tiveram durante o ano de 2012 ações sustentáveis. Confira a lista das participantes e seus respectivos projetos:

    - Beraca (São Paulo/SP) – Coloca em prática palavras e política por meio da sustentabilidade.

    - Boehringer Ingelheim (São Paulo/SP) – Tem sua história construída sob ótica da responsabilidade social.

    - DSM (São Paulo/SP) – Disponibiliza tecnologia e gera soluções eficazes no combate a deficiência nutricional ao redor o mundo.

    - Grupo Grimaud (Roussay/França) – Aplicações dos conceitos sustentáveis como base em todas as áreas do grupo.

    - Ceva (Paulínia/SP) – Destaca o indivíduo como pilar indispensável da sustentabilidade.

    - MSD (São Paulo/SP) – Apoia projetos que valorizam o desenvolvimento social.

    - Grupo Ourofino (Cravinhos/SP) – Programa “Jovens de Ouro” atende 200 crianças semanalmente.

    - Produquímica (São Paulo/SP) – Reforça o posicionamento com o meio ambiente e a sociedade.

    - Zoetis (São Paulo/SP) – Destaca a Vivax, vacina para Imunocastração de suínos que reduz a emissão de CO₂.

    - Sanphar (Campinas/SP) – Desenvolve projetos nas áreas de responsabilidade social e meio ambiente.

    - Grupo Marfrig (São Paulo/SP) – Mantém ações sustentáveis, reconhecidas mundialmente.

    Curupira e Caapora. A ideia de dar vida aos personagens do folclore veio por meio de dois idealistas da preservação do meio ambiente: Orlando Villas Boas, o eterno sertanista, e Dalgas Frisch, mais conhecido como “Senhor dos Pássaros”. 

    Por intermédio desses ícones do Brasil, Osvaldo Penha Ciasulli, conheceu um pouco mais sobre a cultura Tupi-guarani, e materializou a história do Curupira e Caapora, conhecidos pela proteção da flora e da fauna. 

    Na década de 70, surgiu a ideia entre os três amigos de criar uma conscientização sobre a preservação do meio ambiente, mas o projeto não foi viável. “Isso ficou na gaveta, levei a proposta para algumas editoras de grande nome, mas não foi possível dar continuidade. Como nós não tínhamos recursos financeiros, paramos momentaneamente com a iniciativa”, conta Ciasulli.

    Em 2000 o projeto ganhou força e os dois personagens foram criados para representar a OSCIP Curuca, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Agora, eles tomam nova forma para promover a conscientização ambiental representado pelo Troféu Curuca de Sustentabilidade.

    Serviço. Os interessados em participar do 2° Seminário Internacional de Sustentabilidade podem fazer as inscrições gratuitamente pelo telefone (15) 3219-2540 ou pelo e-mail: tatiane.amor@curuca.org.

    2° Seminário Internacional de Sustentabilidade

    Data: 28 e 29 de agosto

    Das 13h30 às 16h

    Local: Sala 4 do Anhembi Parque (São Paulo/SP), dentro da Programação OFICIAL do Salão Internacional da Avicultura (SIAV) e do 23° Congresso Brasileiro de Avicultura. 

  • Apoiadores:

  • Patrocinadores:

  • Media Partners:

Contato

siavs@abpa-br.org
+55 (11) 3095-3120

Realização

SIAVS - Escritório-sede da ABPA
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1912 - 20° andar.
Conj. 20 L. CEP: 01452 - 001
São Paulo - SP - Brasil
Fone / Fax: +55 11 3095-3120