Marcelo Oliveira –Assessor Chefe de Comunicação da ABPA
marcelo.oliveira@abpa-br.org
(11) 3095-3120
 

 

  • 09 | 04 | 2013

    Prêmio UBABEF: Ganhador de 2011 conta sua experiência

    RODOLFO ALVES VIEIRA na solenidade de entrega em 2011, juntamente com o ex-presidente da EMBRAPA, Pedro Arraes.jpg

    O Prêmio UBABEF de Pesquisa Avícola Aplicável não é apenas um fomentador da pesquisa científica para o desenvolvimento do setor avícola brasileiro. É, também, um promotor de “experiências inesquecíveis”!

    Acompanhe a entrevista feita com o Zootecnista doutorando em Nutrição de Monogástrico pela Universidade Federal de Viçosa, RODOLFO ALVES VIEIRA, ganhador da edição 2011 do prêmio.

     

    1. Como você ficou sabendo do Prêmio UBABEF? E por qual motivo se inscreveu? Já pensava no prêmio?
    Quando fiz a inscrição, na verdade, não sabia da premiação; estava em uma época de muito trabalho em um experimento. Fiquei sabendo do congresso por intermédio de colegas, e como o valor para participar não estava acessível, fiz a inscrição e, posteriormente, achei oportuno publicar meu resumo e enviar meu trabalho.

    2. Qual sua reação quando soube que era o vencedor do Prêmio UBABEF? Qual a reação entre os amigos?
    Foi algo inacreditável! Fiquei sabendo momentos antes da divulgação do resultado que era o vencedor, mas acreditava que, como na maioria dos eventos nacionais, iria receber apenas um certificado; não fazia ideia de que o vencedor receberia uma viagem para Dubai. Quando o resultado foi anunciado, fiquei tão eufórico que não acreditei que havia ganhado uma viagem para Dubai; foram meus amigos que me confirmaram. Todos ficamos muito impressionados, afinal, uma viagem para Dubai não é um prêmio comum de se ver.

    3. No momento da entrega do Prêmio, durante a solenidade de abertura do congresso, com a presença de várias das mais importantes autoridades brasileiras, quais foram suas sensações?
    Eu fiquei bastante emocionado e com as pernas “bambas”. Não estava acreditando que estava naquele lugar recebendo cumprimentos por meu trabalho de diversas autoridades políticas e pesquisadores conceituados do mundo inteiro. Todos me parabenizaram e muitos quiseram conversar comigo sobre meu trabalho. Foi algo totalmente incrível!

    4. Como foi sua viagem para Dubai? O que lhe trouxe de novo? Como foi estar ao lado da equipe da UBABEF e o que você aprendeu com eles?
    A viagem foi muito melhor do que eu podia imaginar; fiquei muito bem hospedado em um excelente hotel e pude visitar vários lugares fantásticos. A feira Gulfood é incrível! Fiquei admirado com o seu tamanho e em poder verificar a representatividade do comércio brasileiro no evento. Pude também perceber a importância da pesquisa para uma produção de baixo custo, aumentando a competitividade do nosso produto no mercado externo. Fiquei também impressionado com a equipe da UBABEF, que é formada por profissionais altamente competentes e dedicados. Eles foram muito atenciosos e me ajudaram em tudo que precisei. Com certeza, foi extremamente proveitoso acompanhar o trabalho deles de perto e aprender sobre o papel da UBABEF no mercado internacional.

    5. Para você, por que vale a pena participar do Prêmio UBABEF? Dê sua mensagem àqueles que possivelmente participarão na edição 2013.
    No Brasil, o incentivo à pesquisa é pequeno se comparado com outros países; além disso, são raros os concursos que oferecem um prêmio de vulto para o vencedor, ainda mais dessa magnitude. Nesse sentido, a UBABEF deve ser parabenizada por valorizar o pesquisador e incentivar a pesquisa. Para o próximo congresso, estou reservando o meu melhor trabalho para ser enviado, e acho que todos deveriam fazer o mesmo. Nós, como pesquisadores, devemos valorizar quem nos valoriza. Muitíssimo obrigado, UBABEF, por ter me proporcionado essa vivência única!

    Participe da edição 2013 do Prêmio UBABEF de Pesquisa Avícola Aplicável! O prazo para envio dos trabalhos termina no dia 30 de abril.
    Veja as regras pelo link: http://ubabef.com.br/siav/trabalhos_cientificos

  • Apoiadores:

  • Patrocinadores:

  • Media Partners:

Contato

siavs@abpa-br.org
+55 (11) 3095-3120

Realização

SIAVS - Escritório-sede da ABPA
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1912 - 20° andar.
Conj. 20 L. CEP: 01452 - 001
São Paulo - SP - Brasil
Fone / Fax: +55 11 3095-3120