Marcelo Oliveira –Assessor Chefe de Comunicação da ABPA
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  • 04 | 09 | 2017

    ​Por imagem internacional do setor, ABPA promove missão com jornalistas estrangeiros no SIAVS

    Em busca de fortalecer a imagem internacional dos exportadores da avicultura e da suinocultura, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), realizou uma missão com jornalistas estrangeiros durante o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), maior evento dos setores no país, encerrado na última quinta-feira (31), em São Paulo (SP).

    Participaram da ação - denominada Projeto Imagem - 43 jornalistas estrangeiros vindos de 32 países-alvo das exportações brasileiras de proteína animal, juntamente com 6 correspondentes residentes no Brasil. São eles: Reino Unido, Suíça, Holanda, Ilhas Canárias, Itália, Portugal, Espanha, Rússia, Hong Kong, Japão, China, Índia, Indonésia, Myanmar, Taiwan, Filipinas, África do Sul, Angola, Guiné Bissau, Senegal, EUA, Canadá, México, República Dominicana, Panamá, Jamaica, Colômbia, Chile, Peru, Argentina, Paraguai e Uruguai.

    Durante o Projeto, foram realizadas duas coletivas com o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, o vice-presidente de mercados, Ricardo Santin, e o vice-presidente Técnico, Rui Eduardo Saldanha Vargas.  Na ocasião, os representantes do setor de proteína animal do Brasil apresentaram esclarecimentos sobre os equívocos na divulgação da Operação Carne Fraca, detalharam o sistema produtivo brasileiro e trataram de pontos diferenciais de competitividade, como o status sanitário, a qualidade dos produtos e o perfil sustentável da produção.

    Os jornalistas também puderam participar de encontros com o presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, que tratou da posição brasileira frente ao comércio internacional, demonstrando a intenção do país em avançar em acordos bilaterais.

    O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, também realizou uma coletiva com os jornalistas convidados pela ABPA.  Na ocasião, tratou sobre os avanços implantados pelo Ministério pela melhoria das auditorias no sistema produtivo e a posição brasileira de combate e de não-tolerância à corrupção.

    A programação dos jornalistas contou, ainda, com um evento especialmente preparado com o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Marcos da Rosa, e do presidente Institucional da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Sérgio Luís Bortolozzo, que abordaram a capacidade brasileira de suprir a cadeia produtiva de proteína animal com insumos de alta qualidade, ao mesmo tempo em que exporta grandes volumes para diversos mercados internacionais.
     
    Ao final da programação no Brasil, os jornalistas participaram de uma visita técnica às instalações do abatedouro da Zanchetta Alimentos, localizado em Boituva (SP).
     
    “Tivemos uma intensa e complexa programação, com o objetivo de ampliar ao máximo nosso contato com os jornalistas e apresentar todos os devidos esclarecimentos em relação aos ocorridos em março deste ano.  Buscamos não deixar lacunas sobre os equívocos circulados internacionalmente naquela ocasião.  Reiteramos, ainda, nossa posição global pelo auxílio à segurança alimentar nos 160 mercados para os quais exportamos, fornecendo produtos dentro dos padrões de alta qualidade, com sanidade e sustentabilidade, fatores que nos fizeram conquistar a liderança mundial em aves e o quarto posto em carne suína”, detalha Turra.

    SOBRE A ABPA - A ABPA é a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8 bilhões.
    Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das três marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: a Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork.
    Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos e de carne de frangos e de suínos.
    SOBRE A APEX-BRASIL - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
    A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
    A Apex-Brasil coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
    SOBRE OS PROJETOS SETORIAIS – Os Projetos Setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork são mantidos pela ABPA em parceria com a Apex-Brasil com o objetivo de promover junto ao mercado internacional as carnes de frangos, de suínos e os ovos produzidos no Brasil.  Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos destes setores produtivos – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros.  Cerca de 45 empresas participam dos projetos atualmente. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo e-mail Isis.sardella@abpa-br.org.

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